Curiosidades sobre Vapes

O vape é um dispositivo eletrônico usado para inalar vapor produzido a partir de líquidos contendo nicotina, sabores e outros químicos. É uma alternativa que tem se tornado cada vez mais popular, pois simula a sensação de fumar, todavia sem as características nocivas à saúde que um cigarro tradicional dispõe.

Como é um vape?

Um vape geralmente é composto de três partes principais: uma bateria, um aquecedor (também conhecido como "atomizador") e um compartimento para colocar líquido (também chamado de "tanque" ou "cápsula").

A bateria

A bateria fornece energia para o aquecedor, que aquece o líquido, produzindo vapor que é inalado pelo usuário.

Atomizador

O atomizador é um componente essencial de qualquer dispositivo de vaporização. Em uma explicação mais simples, o aquecedor é responsável por aquecer o líquido, produzindo vapor que é inalado pelo usuário. Ele geralmente consiste em uma bobina (ou resistência) que é aquecida pela bateria.

Existem vários tipos de atomizadores vape, incluindo atomizadores sub-ohm, atomizadores de gotejamento e atomizadores de tanque. Cada tipo tem suas próprias características e vantagens, e é importante escolher o atomizador certo para atender às suas necessidades de vaporização.

O compartilhamento

O compartimento para colocar líquido geralmente contém uma mistura de glicerina vegetal, propilenoglicol, sabores e, às vezes, nicotina.

Alguns vapes são projetados para serem simples de usar, com um único botão para ligar e desligar e ajustar a potência do aquecedor. Outros são mais avançados e podem ter vários botões e configurações para personalizar a experiência de usuário.

Por isso, existem vários modelos de vapes no mercado, desde dispositivos pequenos até maiores e mais elaborados. Há, por exemplo, cigarros eletrônicos que são projetados para serem utilizados com líquidos contendo alguma porcentagem de nicotina, enquanto outros não são usados com esse alcalóide.

Como funciona o vape?

Agora que você já entende a anatomia de um aparelho vape (cigarro eletrônico), é importante entender como ele funciona. Basicamente, a bateria fornece energia para o aquecedor, que aquece o líquido presente no compartimento ou tanque, produzindo vapor. O vapor é então inalado pelo usuário.

Ao pressionar o botão de ativação ou inspirar pelo aparelho, a bateria envia corrente elétrica para o aquecedor, que aquece o líquido presente no tanque. O líquido vaporizado e forma uma nuvem de vapor que pode ser inalada.

Alguns modelos de vapes possuem botões de ajuste de potência. Nessas versões o usuário consegue controlar a temperatura do aquecedor e, portanto, a densidade do vapor produzido. Além disso, quase todos também possuem um sistema de segurança que impede superaquecimento e a descarga excessiva da bateria.

Vaporizadores vs cigarro comum: quais as diferenças?

Existem algumas diferenças significativas entre o uso de um vaporizador (vape) e o uso de um cigarro comum.

Substância queimada

Os cigarros comuns queimam tabaco, liberando uma grande quantidade de compostos tóxicos e cancerígenos na fumaça. Já os vapes vaporizam um líquido, geralmente composto de glicerina vegetal, propilenoglicol, sabores e, às vezes, nicotina.

Saúde

Os cigarros comuns são conhecidos por causar diversas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas e pulmonares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os de produtos de tabaco, contidos nos cigarros tradicionais, e afirma que ele é a principal causa evitável de morte no mundo.

Em contrapartida, apesar de poucos estudos sobre os vaporizadores, muitos têm concluído que eles são uma alternativa menos prejudicial para a saúde.

Experiência de uso

O vapor produzido pelos vapes é geralmente menos denso e menos odorífero do que a fumaça produzida por cigarros comuns, o que pode tornar a experiência de uso mais discreta e menos prejudicial para as pessoas ao redor.

Customização

Alguns vapes permitem ao usuário personalizar a experiência de uso, como ajustar a potência do aquecedor e escolher entre diferentes sabores de líquidos, o que não é possível com cigarros comuns.

Vape faz mal para a saúde?

Os estudos sobre os efeitos a longo prazo do uso de vapes ainda são limitados, mas algumas pesquisas sugerem que eles podem ser menos prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais.

Inclusive, desde de que surgiu no mercado os vaporizadores, também conhecidos como vapes, têm sido apresentados como uma alternativa menos prejudicial à saúde do que os cigarros tradicionais.

Até mesmo estudos sugerem que os vapes podem ser uma ferramenta eficaz para ajudar as pessoas a deixarem de fumar. Prova disso é o estudo publicado em 2019 no New England Journal of Medicine, que comparou o uso de vaporizadores com medicamentos de reposição de nicotina (como adesivos e gomas) para ajudar pessoas a pararem de fumar.

O estudo descobriu que a taxa de sucesso de parar de fumar foi maior entre aqueles que usavam vapes do que entre aqueles que usavam medicamentos de reposição de nicotina.

O estudo incluiu 886 adultos que fumavam pelo menos 15 cigarros por dia e que haviam tentado parar de fumar nos últimos seis meses. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos: um grupo que usou um vape sem nicotina, um grupo que usou um vaporizador com nicotina e um grupo que usou medicamentos de reposição de nicotina.

Os participantes foram instruídos a usar seus respectivos dispositivos ou medicamentos durante três meses e foram acompanhados por seis meses. O estudo descobriu que 18,0% dos participantes no grupo do vape com nicotina haviam parado de fumar, comparados com 9,9% no grupo do vaporizador sem nicotina e 4,1% no grupo de medicamentos de reposição de nicotina.

Além disso, os participantes no grupo do vape com nicotina relataram menos sintomas de abstinência do tabaco e menos desejo de fumar do que os participantes nos outros grupos.

Os vaporizadores também são uma opção mais discreta e menos prejudicial para as pessoas ao redor, já que o vapor produzido é geralmente menos denso e menos odorífero do que a fumaça produzida por cigarros comuns.

Quer saber qual a diferença entre vapes e pods? Confira também o artigo: Tudo o que você precisa saber sobre Pod: cigarro eletrônico.


Postagem seguinte